Alimentos para introdução alimentar

Alimentos para introdução alimentar

Por mais que você esteja ansiosa para criar novas receitinhas para o seu bebê na fase da introdução alimentar, a melhor dica dada pelos especialistas é fazer com que ele conheça, antes de tudo, os ingredientes separados. Mas, quais alimentos são ideais para começar a estimular o seu filho nesse novo momento? 


Nós da Ali e Oli Baby trouxemos esse conteúdo com algumas dicas importantes para você! 

Alimentos para Introdução Alimentar | Por onde começo? 

Chegou o segundo semestre da vida do seu bebê e esse é o momento perfeito para introduzir novos alimentos na rotina dele. O primeiro passo é trazer frutas, depois, entram no menu os alimentos como os tubérculos, raízes, legumes e leguminosas, além é claro, da carne e seus derivados, bem como cereais. 


Nesse momento, é fundamental também lembrar de adaptar os alimentos oferecidos às habilidades atuais dos bebês. Ou seja, no início, opte por alimentos amassadinhos, mais macios ou que o bebê possa pegar com a mão e que também sejam fáceis de serem amassados entre a língua e o céu da boca.


Além disso, a introdução alimentar não precisa ser um caos na hora de escolher o quê oferecer: quanto mais os alimentos e suas texturas se aproximarem dos alimentos servidos para toda a família, mais fácil ficará para o bebê se adaptar. 

Ofereça mais alimentos IN NATURA

Se possível, forneça com mais frequência alimentos in natura tais como frutas, verduras, grãos, carnes entre outros. Esse é um importante passo para evitar que seu bebê tenha acesso muito cedo a alimentos ultraprocessados e comece a ingerir mais nutrientes cedo. 


Para as frutas, indicamos oferecer banana, abacate e mamão, importantes para o trânsito intestinal e leves para uma melhor digestão. Das principais proteínas vegetais e animais, escolha o feijão, a lentilha, o ovo ou a carne bovina/frango. E, por fim, para os legumes/vegetais, invista no brócolis, chuchu e na abóbora, além é claro, da batata e cenoura. 


A principal recomendação do Ministério da Saúde para bebês antes de 2 anos de idade é evitar açúcares e outros tipos de doces, principalmente os encontrados em sucos e guloseimas infantis. 


Nessa fase, preste atenção às frutas e vegetais, lavados sempre em água corrente, e preferencialmente, limpos em solução de hipoclorito de sódio. A nutrição adequada, acompanhada da correta limpeza dos alimentos, trará uma excelente qualidade de vida para o bebê. 

Variedade é qualidade!

A variação de alimentos oferecidos para a criança trará uma mistura de diferentes sabores, texturas e nutrientes, criando uma experiência única para o seu bebê. Além disso, ele olhará um pratinho colorido todos os dias, com características fantásticas e únicas, e será estimulado sempre a repetir atitudes saudáveis no futuro. 


Por isso, nessa fase, a sua melhor escolha é incluir 4 a 6 grupos coloridos em um pratinho para o almoço ou jantar, que possam incluir  vegetais de cores diferentes, cereais, carnes, grãos entre outros. Além disso, é imprescindível optar por temperos naturais, como o alho, cebola, ervas, óleo vegetal ou azeite.

Devagar e sempre 

O processo de introdução alimentar pode até ser lento, mas é fundamental que o bebê esteja curtindo e se habituando com esse novo hábito. Além disso, seu organismo estará se acostumando a fazer a digestão e a absorção de alimentos sólidos e você poderá gradualmente aumentar o tamanho das porções bem como o número de refeições. 


Também é importante acompanhar o ritmo do seu bebê, mas entender que ele tem seu próprio tempo para reconhecer algo novo. E, se ele rejeitar, não tem problema nenhum. O esperado sempre é que ele comece com muito pouco e progrida no volume das porções.

A sua experiência é válida também

Ainda ficou indecisa sobre qual alimento deseja iniciar a introdução alimentar do seu bebê?


A dica é simples: escolha algo que você consumiu com frequência durante a gestação e  a fase de amamentação. Se alguns dos sabores causarem impacto de memória e o bebê tiver nuances breves sobre ambos os períodos, a chance de sucesso na hora da alimentação é maior. 


E, caso não seja o seu caso, tudo bem: crianças são únicas e possuem diferentes tempos de descoberta. Nós da Ali e Oli Baby temos linhas especiais, voltadas para uma introdução alimentar mais divertida para você e seu bebê. 


Se você gostou dessa leitura, confira outras que disponibilizamos em nosso blog. Até a próxima! 

Voltar para o blog